Pesquisar neste blogue

2010-04-26

Netsuke


Como traje tradicional do Japão, o Kimono não tinha bolsos, e os mais variados objectos, globalmente designados Sagemono (que significa literalmente "coisa pendurada"), eram suspensos à cintura por um cordão. O cordão era preso por um Netsuke, que prendia o Kimono e se segurava por pressão.
Inicialmente os Netsuke eram simples molas de madeira, mas tornaram-se cada vez mais elaboradas até ao Século XVIII, eram tradicionalmente executados em madeira ou marfim mas podem ser encontrados exemplares de osso, coral, tartaruga, âmbar e mesmo metal.
Os temas esculpidos eram mais numerosos que os escultores, mas os maiores grupos são os que retratam personagens do folclore japonês (Mukashi Banashi e Sugata).
O erotismo era também um tema popular e as peças assumiam frequentemente a forma de jovens envolvidas com monstros marinhos ou personagens mitológicas.

A maioria dos Netsuke vinham de áreas densamente populadas, como Osaka, Nagoya e Edo, onde os artesão podiam prosperar.
A sua popularidade declinou a partir de 1868 quando os trajes de estilo ocidental, com bolsos, se tornaram  populares. No entanto,  o fluxo de turistas, ansiosos por recordações do Japão antigo criaram um grande mercado para os Netsuke. Vastas quantidades, na sua maioria de qualidade inferior, comparados com os mais antigos, foram exportados para a Europa e Estados Unidos desde essa altura.

Sem comentários: