Pesquisar neste blogue

2010-04-27

8½ - Federico Fellini

8½ é um filme de 1963 realizado por Federico Fellini. Escrito por Federico Fellini, Tullio Pinelli, Ennio Flaiano e Brunello Rondi, com Marcello Mastroianni como Guido Anselmi, um famoso realizador. Filmado a preto e branco por Gianni di Venanzo, o filme conta ainda com a banda sonora de Nino Rota.
Guido Anselmi, um famoso realizador, sobre de bloqueio. Preso no meio de um novo filme de ficção científica que inclui veladas referências autobiográficas, perdeu o interesse entre dificuldades artísticas e conjugais. Enquanto Guido luta sem grande vontade com o seu filme, uma série de flashbacks e sonhos penetram as suas memórias e fantasias, frequentemente intercaladas com a realidade.
Estreado em Itália em 14 de Fevereio de 1963, Otto e mezzo recebeu uma aclamação unânime com os críticos considerando Fellini um génio com um toque mágico e um estilo prodigioso. O escritor Alberto Moravia descreveu o protagonista do filme, Guido Anselmi, como sendo obcecado pelo erotismo, sádico, masoquista, mistificador, adúltero, palhaço, mentiroso e uma fraude. Ele medo da vida e quer regressar ao útero materno.
Em certos aspectos, apresenta semelhanças com Leopold Bloom, o herói do Ulisses de James Joyce, e temos a impressão de que Fellini terá lido e meditado bastante no livro. O filme é introvertido, uma espécie de monólogo, intersectado por flashes de realidade. Os sonhos de Fellini são sempre surpreendente e, num sentido figurado, originais, mas as suas memórias são permeáveis a um sentimento mais profundo e delicado. É por isso que as duas cenas que se referem à infância de Guido na velha casa de campo de Romagna e o seu encontro com a mulher na praia em Rimini são as melhores do filme e das melhores da carreira de Fellini.


Trailer de 8½

Sem comentários: