Pesquisar neste blogue

2010-04-29

Colónia Dignidad

Li há uns dias a notícia da morte do nazi, Paul Schaefer, criador e patriarca da sinístra Colónia Dignidad no Chile.
Schaefer morreu aos 88 anos, ainda muito jovem foi soldado no exército alemão. Militarista e fundamentalista religioso, fundou em finais dos anos 50, ainda na Alemanha, uma instituição de ajuda a menores onde se praticavam abusos sexuais a menores.
Fugido da Alemanha fundou, em 1961 no Chile, a Colónia Dignidad, com colonos alemães, que controlava com métodos concentracionários. Por alguma razão (relações militares e políticas) as primeiras denúncias de abusos sexuais reiterados cometidos no seu establecimento não tiveram seguimento.
Durante a ditadura de Pinochet, Schaefer cedeu as suas instalações para serem usadas pela DINA (Dirección de Inteligencia Nacional, a polícia política do regime de Pinochet) que converteu as suas terras num centro de tortura.
Em 1990 foi aberta uma investigação judicial contra a Colónia Dignidad, e apesar das descobertas efectuadas, Schaefer consegue escapar, sendo detido em 2005 na cidade argentina de Tortuguitas, nos arredores de Buenos Aires, onde vivia escondido. Extraditado e julgado, foi condenado a 20 anos de prisão, dos quais cumpriu cinco.

Sem comentários: