Pesquisar neste blogue

2010-05-09

The Cove



Há mais de um ano que o documentário The Cove arranca lágrimas e aplausos em cada festival em que passa. Começou a sua carreira no Festival de Sundance em que arrecadou o prémio do público até que um ano depois ganhou o Óscar para o melhor documentário.

Realizado com a estrutura narrativa de um triller, The Cove é uma denúncia que pôs o dedo numa ferida até agora desconhecida: a matança anual de golfinhos na costa de Taiji, no Japão, onde milhares de animais são mortos longe da vista do público numa baía escondida defendida com unhas e dentes que tornaram a vida impossível à equipa de rodagem de The Cove.
A maioria dos golfinhos acabam no prato dos japoneses apesar dos níveis de mercúrio toxicos que a sua carne contém, se bem que a matança também é controlada por uma outra indústria que também gera milhões: os melhores exemplares são capturados vivos para serem vendidos a aquários de todo o mundo.

Curiosamente, foi o mais famoso treinador de golfinhos, Ric O'Barry, que criou nos anos 60 a série Flipper, quem deu ao realizador de The Cove, o fotógrafo e activista Louie Psihoyos, a ideia de filmar um documentário sobre o tema.

Sem comentários: