Pesquisar neste blogue

2010-05-23

Alpha Yaya Diallo - The Message



Nascido na Guiné-Conacri, Diallo, desde muito novo, trás na sua guitarra os sons tradicionais do seu povo. Aos onze anos a mão ofereceu-lhe a guitarra em que aprendeu a tocar enquanto acompanhava o pai, um médico que se deslocava permanentemente pelo país. Este facto permitiu-lhe conhecer o makenke, o souso e o fula, as línguas das principais etnias da Guiné.
Enquanto frequentava a universidade, liderou o grupo "Sons of Rais", com quem percorreu toda a África ocidental. Ao concluir os seu estudos, Diallo actuou com alguns grupos locais, Love System, Kaloum Star, Bembeya Jazz y Sorsornet Rhythm.
Já na Europa, foi convidado a juntar-se ao Fatala. Com eles actuou nos príncipais festivais do velho mundo. Quando atravessou o Atlântico, depois de ter participado em diversos festivais de folk e jazz, Diallo apaixona-se pelo Canadá, a ponto de fixar a sua residência em Vancouver. Neste país alterna a sua carreira a solo com o grupo multi-cultural Bafing, criado por ele.
Na música de Alpha Yaya Diallo refletem-se os sons clássicos dos seus antepassados, mas sem deixar de lado a evolução e as fusões que foram ocorrendo na música africana: os rítmos cubanos que regressaram à África ocidental, os sons caboverdianos que Diallo escutava em pequeno e a influência do país onde vive.
A suas canções falam da situação socio-política do seu país, da sua condição de emigrante, de viagens e de aventuras.

Sem comentários: