Pesquisar neste blogue
2010-03-01
David Lynch - The Alphabet (1968)
A segunda curta metragem de David Lynch "The Alphabet" data de 1968. É um filme a cores, filmado em 16mm em que uma criatura dá à luz as letras do alfabeto.
Os desenhos são acompanhados pela "Alphabet Song", uma canção para ensinar o alfabeto à crianças, que vai evoluindo desde o tom infantil, para o operático, até ao ameaçador. As letras aparecem como personagens, desenhos, decorações ou animadas de forma a sugerirem símbolos em movimento.
Uma mulher (Peggy Lynch), com maquilhagem branca, fazendo lembrar o teatro kabuki, e óculos escuros é inserida na animação. A imagem real no filme inclui planos de detalhe de lábios sensuais, uma cama de ferro e um sortido de partes do corpo. Num plano fechado a mulher anuncia "Remember you are dealing with the human form", interrompendo a repetição do alfabeto.
A tensão do filme é aumentada pela dualidade de estruturas gerada entre a fotografia a preto e branco e a animação a cores. As figuras animadas deterioram-se, murcham e morrem, e a realidade a preto e branco é cada vez mais perturbada pela tom sombrio da animação.
Finalmente é a parte de imagem real que se torna perturbadora. Manchas vermelhas da animação, tornam-se manchas de sangue nos lençóis da mulher na cama. O desfazer-se da animação culmina quando a mulher vomita sangue.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário