Pesquisar neste blogue

2012-08-06

Lenda da música mexicana Chavela Vargas morre aos 93

Fico a saber hoje que Chavela Vargas, uma figura lendária da música latino-americana morreu hoje em Cuernavaca, México. Tinha 93 anos.

Vargas esteve em Julho em Espanha, para promover seu novo álbum "La luna grande", dedicado ao poeta Federico Garcia Lorca. Eu era a sua primeira visita à Espanha, em sete anos. A 10 de julho ela deu um concerto com os espanhóis Martírio, Raul Rodriguez e Miguel Poveda. Dois dias depois adoeceu e foi internada num hospital de Madrid. Esteve hospitalizada até 21 de julho. Cinco dias depois decidiu voltar para o México onde continuou hospitalizada Morreu a 5 de agosto de 2012.

Isabel Vargas Lizano na Costa Rica nasceu em 17 de abril de 1919. Mudou-se para o México na adolescência que se tornou o seu país de adoção. Durante décadas os seus boleros e rancheras apaixonadas agitaram paixões no México, Espanha e no resto do mundo de língua espanhola.

Durante as décadas de 1950 e 60 fez amizade com conhecidos artistas e escritores mexicanos como Juan Rulfo, Agustín Lara, Frida Kahlo, Diego Rivera, Dolores Olmedo, Carlos Monsiváis ou José Alfredo Jiménez.

Gravou em 1961 o primeiro dos mais de 80 álbuns da sua carreira.

Chavela Vargas deixou os palcos nos anos 1970, mas voltou na década de 1990 e tornou-se novamente numa estrela internacional graças ao apoio do realizador Pedro Almodóvar, que se tornou um bom amigo e usou sua música no filme "A Flor do Meu Segredo".

Sem comentários: