Pesquisar neste blogue

2007-09-04

Prémio FIL 2007

O escritor mexicano Fernando del Paso obteve ontem o prémio FIL 2007, atribuido anualmente no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

O prémio conhecido anteriormente como da "Literatura Latinoamericana y del Caribe Juan Rulfo", não é atribuído há dois anos com o nome do autor de "Pedro Páramo" (Cavalo de Ferro, 2004) devido a divergências entre a família de Juan Rulfo e a Feira de Guadalajara acerca dos direitos de utilização do nome.

Fernando del Paso nasceu no Distrito Federal, México.
Publicista, locutor, jornalista, desenhador, pintor e diplomata o autor de "Noticias del Imperio" recebeu já outros prémios ao longo da sua carreira nomeadamente, o Xavier Villaurrutia em 1966; o Rómulo Gallegos em 1982; o Casa das Américas em 1985; e o Prémio Nacional de Letras e Artes em 1991, além de ter sido um dos candidatos ao Prémio Príncipe das Astúrias de Letras deste ano, ganho pelo israelita Amos Oz.

A lista de galardoados com o prémio desde 1991 incluí nomes como: Nicanor Parra, Nélida Piñón, Juan Marsé, Sergio Pitol, Juan Gelman, Rubem Fonseca, Juan Goytisolo, entre outros.

Tanto quanto sei Fernando del Paso não está ainda publicado em Portugal.

Sem comentários: